Contabilidade e Marketing, duas ciências a serviço do desenvolvimento empresarial

Registro do passado, controle do presente e projeção do futuro são possíveis através de um controle contábil eficiente. A contabilidade é um sistema de informação indispensável à gestão.

Quanto mais competitivo o setor de mercado onde uma empresa atua, maior a necessidade decontroles eficientes que traduzam a realidade dos atos e fatos ocorridos com o negócio.

A análise do mercado, das tendências, o comportamento do consumidor, estratégias de venda, de comunicação e relacionamento são essenciais para o crescimento de uma empresa. E são possíveis somente com um excelente planejamento de Marketing.

Empresa, Contabilidade e Marketing devem atuar em conjunto com análise ativa dos números que envolvem fornecedores, clientes, faturamento, despesas e custos, estabelecendo metas e objetivos, fazendo ajustes sempre que necessário.

Trabalho há mais de 15 anos com contabilidade e há 8 anos me dedico ao marketing, então posso afirmar que uma empresa pode obter resultados expressivos se direcionar informações contábeis ao conhecimento do profissional de marketing, para que este possa avaliar o impacto no planejamento estratégico da empresa e indicar soluções para as despesas e custos mais críticos, assim como para o faturamento e lucro.

Mas para obter êxito nesta parceria, cabe esclarecer três situações uma para o empresário outra para o profissional de marketing e outra para o contador:

Empresário: marketing não é propaganda, também não é vendas, marketing tem na sua principal função preparar empresas para competir, e para isto realiza estudos e análises internas e externas, comparando a capacidade da empresa com seus concorrentes e o desejo do seu público alvo, procurando atender todas as necessidades deste público alvo através de melhores produtos, melhores serviços e melhor atendimento, utilizando os melhores recursos, ok? Estes recursos podem ser propaganda, publicidade, atendimento, estratégias de vendas, etc.

Profissional de Marketing: você tem que entender de negócios, gostar de gente, entender de processos de trabalho com visão 360, entender do comportamento das pessoas e de tecnologias, ok? Sim, ok, mas tem que entender principalmente dos controles internos da empresa, pois é a partir disto que começamos a organização e o planejamento empresarial, e é neste ponto que entra a contabilidade.

Contador: o profissional de marketing (não aquele focado em pirotecnias ou que acha que tudo deve ser propaganda) pode ser o seu grande aliado dentro da empresa onde trabalha ou em relação ao seu cliente, pois ele é capaz de demonstrar quanto à contabilidade é essencial dentro de um planejamento estratégico seja a curto, médio e longo prazo. Utilizando a ciência contábil para mensurar os resultados das estratégias.

A busca de um diferencial competitivo é crescente entre os segmentos empresariais, mas algumas empresas começam pelo fim e criam campanhas em mídias sociais, trabalham relacionamento, comunicação e vendas, mas não percebem que um bom planejamento começa pela análise interna da empresa, e não se dão conta de detalhes básicos e pontos fracos internos que ameaçam qualquer projeto, por exemplo:

A empresa decide criar uma campanha para atrair mais clientes! Para obter um resultado satisfatório um atendimento qualificado é essencial! A empresa pode atrair um grande número de interessados, mas perder todos se o atendimento via telefone não for cordial e eficiente, se o site tem um formulário de contato péssimo ou se o atendimento presencial é muito informal ou frio. E se não existir um controle interno eficiente e comprovado pela Contabilidade demonstrando os resultados da tal campanha também não terá  o melhor desempenho.

É impossível falar de Planejamento Empresarial sem levar em consideração os Índices de Desempenho da empresa. Estes índices podem ser os obtidos através da Contabilidade e doMarketing:

Alguns índices fornecidos pela Contabilidade:

  • Evolução das despesas
  • Controle dos Custos
  • Faturamento
  • Inadimplência
  • Contas a Pagar e a Receber
  • Resultado: lucro ou prejuízo
  • Dentre outros índices

Alguns índices fornecidos pela Contabilidade:

  • Captação de novos clientes
  • Ciclo Permanência do Cliente
  • Custo de Aquisição de Clientes
  • Ticket Médio
  • Mensuração e Custos de Campanhas de Publicidade
  • Retorno sobre Investimentos
  • Índice de Satisfação

Se a empresa não consegue informações sobre dos índices apresentados ou deseja obter outras informações e não consegue, é sinal que faltam controles, organização e processos. Os Índices de Desempenho tratam desde os controles internos referentes à gestão financeira e contábil que podem não estar de acordo com o ideal até estratégias de comunicação e relacionamento que podem não ser as melhores gerando perdas na captação e permanência dos clientes, refletindo no faturamento.

Empresário procure seu contador ele é o profissional que irá contribuir para o controle interno da sua empresa!

Empresário procure o profissional de marketing, ele saberá unir todas as informações internas e externas, e preparar sua empresa para competir e obter  melhores resultados no mercado.

Publicado inicialmente no blog Alexandre Ferrão.

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