Como contratar um profissional de contabilidade para o time?

A cada dia, a contabilidade se firma mais como uma das áreas estratégicas de uma empresa. Por isso, o profissional essa área deve ser escolhido após um rigoroso processo seletivo. Antes mesmo de anunciar a vaga, o empreendedor deve avaliar o tipo de profissional que sua empresa precisa.

Valores, missão e visão devem estar bem claros para o gestor na hora de dar esse passo. Se a empresa estimula a independência dos colaboradores, por exemplo, é importante destacar que o profissional deve ser proativo.

Assim, fica mais fácil dizer ao mercado (com a divulgação de uma vaga) o tipo de profissional que sua empresa procura. E, ao ter esses pilares em mente, fica mais fácil contratar um profissional parecido com o perfil da companhia e ter um processo de contratação mais assertivo.

Vaga

Ao abrir uma vaga, considere duas dicas principais. A primeira é que você deve ser honesto na equação que leva em conta a cobrança pelo serviço a ser feito e a remuneração ofertada.

A segunda é ser bastante claro nas exigências sobre o trabalho que será desempenhado para que o funcionário, depois de contratado, não seja surpreendido com demandas que ele não sabe executar.

Na divulgação, alguns itens são indispensáveis como rotina de trabalho, tarefas exigidas, perfil desejado, além de remuneração e benefícios.

Há gestores que preferem o método da indicação ou da divulgação boca a boca em um determinado círculo profissional. Mas algumas plataformas online oferecem uma ferramenta simples para anunciar vagas e conseguem centralizar bem todo esse processo. As redes sociais também podem potencializar esse anúncio, com patrocínios direcionados ao público-alvo.

Triagem

O currículo é o primeiro contato entre o candidato e o contratante. Por isso, é bom ficar atento caso alguns sinais de alerta, como erros gramaticais e de ortografia, lacunas grandes entre empregos, muitas mudanças de trabalho ou pouco crescimento profissional.

Passada essa primeira etapa, sempre que possível, é interessante realizar algum tipo de dinâmica para reforçar alguns dos valores já mencionados.  Um recrutador pode lançar mão de atividades em grupo ou individuais.

Depois é hora de avaliar o profissional de contabilidade em uma entrevista individual. Ela tem o objetivo de tirar algumas dúvidas que ficaram no processo. Além de valorizar o contato presencial com o candidato.

Lembrando que uma boa prática que precisa ser adotada pelos gestores e recrutadores é dar um feedback aos candidatos que não foram aprovados. Uma breve ligação telefônica ou um e-mail cordial resolvem a situação de uma maneira elegante e rápida.

Deixe uma resposta