Empreendedorismo contábil de alto nível: do Brasil para o mundo

Organizar a gestão de custos na sua empresa contábil é de extrema importância para o sucesso do negócio. Alguns pontos importantes adotados pelas empresas contábeis brasileiras para reduzir custos são essenciais.

Existem programas para implantação de sistemas de qualidade específicos para escritórios de contabilidade. A utilização destas metodologias reduz os custos causados pelo retrabalho e erros operacionais. Em geral, estes programas concedem a Certificação ISO 9001:2008.

Focar em nichos é uma poderosa estratégia para se otimizar a linha de produção de informações contábeis, trabalhistas e tributárias. Contudo, isso não é trabalho para amadores. É preciso estudo das técnicas de marketing para não colocar tudo a perder.

Uma boa segmentação envolve a análise de características geográficas, demográficas e de uso dos serviços. Então, no caso de segmentação para escritórios de contabilidade, é imprescindível compreender qual é o nível de maturidade empresarial do público alvo, qual o perfil deste público quanto à adoção de tecnologias, quais as expectativas do mercado escolhido quanto ao uso dos serviços contábeis.

Enfim, para atuar de forma segmentada, o empresário contábil precisa estruturar bem seu plano estratégico com apoio de especialistas em marketing.

Atualmente, no mundo conectado, o salto de produtividade ocorrerá com a integração real entre empresas e escritórios. Quanto mais os clientes utilizarem sistemas de gestão em nuvem para realizarem suas operações cotidianas, mais automatizada será esta integração.

Compras, vendas, estoques, bancos, recebimento e pagamentos sendo registrados em tempo real nos sistemas ERP que têm a base tecnológica em nuvem, podem ser escriturados de forma automática pelos sistemas do escritório de contabilidade. Este processo de conexão de sistemas é chamado de Contabilidade Digital.

Outro ganho de produtividade atualmente possível graças à tecnologia está relacionado com o atendimento aos clientes. Sistemas de CRM e Help Desk atuam para reduzir custos de erros e retrabalhos. Além de ajudarem muito a melhorar a experiência do cliente ao usar os serviços contábeis.

Há muitos empresários do setor contábil no Brasil investindo muito em recursos humanos. Esta é uma estratégia de uma empresa bem sucedida. A crescente inovação na contabilidade vem repaginando o valor do serviço contábil, tornando-o altamente estratégico e consultivo. Para elevar o serviço nos escritórios de contabilidade, os contadores precisam contar com uma equipe de alto desempenho.

Com a tecnologia na contabilidade os talentos vêm se mostrando como pessoas curiosas, que pesquisam e buscam conhecimento, podem ser formadores de opinião, motivadores e altamente prestativos.

É preciso identificar esses profissionais dentro do escritório. E para motivar e reter esses profissionais, não é só o salário que conta. Horários flexíveis, berçário e bônus de produção são alguns benefícios oferecidos por uma empresa bem-sucedida. E cada vez mais empreendedores brasileiros estão enxergando os benefícios como pontos de atenção também para empresas contábeis.

E por que uma equipe de alto desempenho impacta na organização dos custos e receitas da sua empresa contábil? Porque ela tende a ser muito mais produtiva e inovadora.

Deixe uma resposta