Tendências para o profissional de contabilidade

Já não é mais novidade que a tecnologia vem transformando a forma como os profissionais trabalham. Um exemplo disso são os inúmeros aplicativos de transporte disponíveis. Com a contabilidade, não é diferente: o surgimento de softwares e plataformas que realizam a coleta de dados online mudará a contabilidade tradicional para automatizada, e tudo está caminhará para uma simplificação.

Além da adoção de ferramentas, o empresário contábil que quiser sobreviver ao mercado precisa ficar atento à sua presença digital. De acordo com pesquisas, mais de 60% dos clientes dos escritórios de contabilidade chegam pela internet. Ou seja, não há mais como competir sem usar a tecnologia pois o padrão de consumo mudou.

Uma das tendências para o futuro dentro da contabilidade é a segmentação. Será mais interessante para as empresas, e para os empresários autônomos, se especializar em atendimentos para nichos específicos de negócio.

É preciso se perguntar: quais são os clientes e segmentos que atendo hoje e que posso atender no futuro? Quais ações precisam ser tomadas para isso? E que serviços extras posso oferecer? Estou preparado para prestá-los?

Depois de pensar em como resolver essas questões, mude sua mentalidade a longo prazo e não foque só no dia a dia. Faça os investimentos e ajustes necessários para garantir seu lugar no mercado.

 

Deixe uma resposta